Sobre mim.

Após muitos anos de experiência em sala de aula, atuando com alunos que necessitam de um trabalho diferenciado para conseguirem efetivar a aprendizagem, resolvi compartilhar algumas dessas práticas. Práticas estas que poderão enriquecer o trabalho dos que acharem positivas e que podem servir como material de apoio e como sugestão. Sou alfabetizadora há mais de trinta anos, e afirmo com convicção que toda criança, desde que não seja comprometida clinicamente , aprende a ler, basta proporcionar-lhes ambiente favorável, envolvê-los com atividades atraentes e interessantes para o seu aprendizado, que resgatem a auto-estima dos pequenos, pois o que dificulta o desempenho de nossos alunos não são os "problemas de aprendizagem" tão propalados nas escolas e sim "os problemas de ensinagem", como afirma Alícia Fernández, psicopedagoga argentina.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

TARSILA DO AMARAL NA SALA DE AULA

          INTRODUZIR OBRAS DE ARTE NO COTIDIANO DA SALA DE AULA É UMA FORMA DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS MOMENTOS DE CONTEMPLAÇÃO DO BELO, DE DESPERTAR A SENSIBILIDADE E VALORIZAR O ATO DE CRIAR. É DAR AO ALUNO AS POSSIBILIDADES DE OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO, HABILIDADES FUNDAMENTAIS PARA A EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO.

            OBRAS DE ARTE DA TARSILA DO AMARAL TRABALHADAS:

                                                   PAISAGEM COM TOURO
       

CONTEÚDOS TRABALHADOS:
                              MEIO AMBIENTE
                              ZONA RURAL E ZONA URBANA
                              CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS VERTEBRADOS
                               PRODUÇÃO DE TEXTO
                               RELEITURA DA OBRA( DESENHO E PINTURA A LÁPIS DE COR)

                                                            O MAMOEIRO
CONTEÚDOS TRABALHADOS:
                          ORIGEM DOS ALIMENTOS
                          FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS
                          PRODUÇÃO DE TEXTO
                          RELEITURA DA OBRA (PINTURA COM TINTA NO PAPEL)



                                         O PREGÃO DO VENDEDOR DE FRUTAS

CONTEÚDOS TRABALHADOS:
                                     ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL
                                     IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
                                     MEIOS DE TRANSPORTES
                                     PROFISSÕES
                                     PRODUÇÃO DE TEXTO
                                     RELEITURA DA OBRA (MOSAICO E GIZ DE CERA)



                                                                  A FEIRA



CONTEÚDOS TRABALHADOS:
PIRÂMIDE ALIMENTAR
SISTEMA MONETÁRIO
FORMAS GEOMÉTRICAS ESPACIAIS
RELEITURA DA OBRA EM CONJUNTO.( CADA ALUNO FEZ UM DETALHE DA OBRA
RECORTOU E COLOU OBSERVANDO A OBRA )



ATIVIDADE COMPLEMENTAR
RECRIAR UTILIZANDO DESENHO E PINTURA COM TINTA A ESCULTURA DE FRUTAS NATURAIS


Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho!! Gostaria imensamente de conversar um pouco mais sobre sua prática que a meu ver tem muito amor e dedicação empregados! rosanaestudaremaisquepreciso@outlook.com

    ResponderExcluir