Sobre mim.

Após muitos anos de experiência em sala de aula, atuando com alunos que necessitam de um trabalho diferenciado para conseguirem efetivar a aprendizagem, resolvi compartilhar algumas dessas práticas. Práticas estas que poderão enriquecer o trabalho dos que acharem positivas e que podem servir como material de apoio e como sugestão. Sou alfabetizadora há mais de trinta anos, e afirmo com convicção que toda criança, desde que não seja comprometida clinicamente , aprende a ler, basta proporcionar-lhes ambiente favorável, envolvê-los com atividades atraentes e interessantes para o seu aprendizado, que resgatem a auto-estima dos pequenos, pois o que dificulta o desempenho de nossos alunos não são os "problemas de aprendizagem" tão propalados nas escolas e sim "os problemas de ensinagem", como afirma Alícia Fernández, psicopedagoga argentina.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

OS GRÃOS ( sementes) E SEUS DERIVADOS NA NOSSA ALIMENTAÇÃO

                 

              MÚSICA:  SEMENTE ( Cantor Armandinho)


          Semente, semente, semente, semente
          Se não mente, fale a verdade, de que árvore você nasceu?

De onde veio? De onde apareceu?
Por que o meu destino é tão parecido com o seu?
Eu sou a terra, você minha semente
Na chuva agente se entende.
É na chuva que a gente se entende.

          Semente, eu sei tem gente que ainda acredita
          E aposta na força da vida e busca um novo amanhecer
          Lá vem o sol, e agora diga que sim
          Semente eu sou sua terra
          Semente pode entrar em mim.

Se conseguir, aquilo que você quiser
E conseguir manter a nobreza de quem tu és
Tenha certeza que vai nascer uma planta
que a flor vai ser esperança de amor
Pro que der e vier.

Exemplo de algumas atividades relacionadas ao texto:

1) Copie do texto frases interrogativas:
2) A palavra SEMENTE no texto, pode ser substituída por:
 (  ) planta / natureza         (  ) pessoa / Deus       (  ) animal / carro
3)O DESTINO do cantor é parecido ao destino de quem?
4) A "FORÇA DA VIDA" mencionada no texto, pode ser:
  (   ) dinheiro       (  ) amor     (   ) trabalho
5) " UM NOVO AMANHECER", segundo o texto é:
   (  ) um outro dia        (  ) um novo emprego     (  ) uma vida melhor, mais feliz.
6) "CONSEGUIR MANTER A NOBREZA DE QUEM TU ÉS, no texto:
  (  ) é ser falso    (  ) é ser sincero e autêntico      (  ) é ser desonesto.


Observação de algumas plantas secas com grãos.

                                                          ESPIGA DE MILHO



                                                     VAGENS DE SOJA



                                                   CACHOS DE TRIGO


                                                  VAGENS DE FEIJÃO


REPRESENTAÇÃO DAS IMAGENS COM TINTA E COM GRÃOS



     De que forma estes grãos entram na nossa alimentação?
     Pesquisa em folhetos de supermercado. (recorte e colagem)
     Análise de rótulos de produtos: ( embalagens de arroz, feijão, farinha de trigo e de milho, óleo de soja de milho, etc.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário